O meu avô morreu há dois anos. Nunca fomos muito chegados o que significa que houve um período em que me senti culpado. Por não ter feito parte da vida dele de outra forma.
Era agricultor. Tinha vacas, galinhas, uma horta e eu tenho memórias das vindimas, da poda.
Ele não era exactamente uma pessoa afável e de forma alguma encaixava na imagem do avôzinho simpático.
Houve uma altura em que ele vinha ao Porto com frequência, era eu um adolescente pintado de borbulhas, e ele envergonhava-me a mim e à minha t-shirt dos Sonic Youth em plena rua porque começava a falar com toda a gente... em rimas (como se já não bastasse a acne para afastar miúdas).
Ele era um trovador. Ele conseguia improvisar rimas o dia inteiro se lhe apetecesse. Ele não assentava nada em papel e uma vez perguntei-lhe porque é que ele não escrevia os poemas todos que inventava num dia. "Os poemas são como moscas, se os deixas voar muito começam a chatear" respondeu-me.
Já depois de ter falecido descobri que afinal ele já tinha publicado - encontrei uma espécie de sebenta com vários autores publicada pela Câmara da Póvoa de Lanhoso nos anos 40.
Entretanto também acabou por ficar para mim a pequena colecção de vinis que eu nem imaginava que ele possuía - entre algumas pérolas estavam dois discos de um Django Reinhardt completamente inaudíveis, por isso toca a buscar a internet e eis que, uma versão lindíssima da "Beyond the Sea":


Django Reinhardt, "Beyond the sea"


foto: ric
quem me dera poder agora passear com o meu avô a disparar poemas pelas ruas

Etiquetas:

posted by Unknown @ 12:16 da manhã,

5 Comments:

At 1:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se agora passeasses com o teu avô a disparar poemas, verias filas de miúdas - novas e graúdas - atrás de vocês!!!

.j.

 
At 4:47 da tarde, Blogger quatre cent coups said...

Ricardo, adorei ler isto. É uma historia e uma homenagem muito bonita, a foto é perfeita para ilustrar e acabar com a "beyon the sea"... essa versao é fantastica, só é pena não ter a letra. Conheces a versão da Helen Shapiro? é a minha favorita.

p.s: gostei muito do bocadinho de bailarico em miragaia :)

 
At 6:41 da tarde, Blogger Unknown said...

.j. não tenho dúvidas disso. Até porque ele era italiano e deixa-me dizer-te que isso se topava a milhas :)

a beleza desta "Beyond the sea" é que agora vou associá-la a ele; entre outras musicas que encontrei por lá, inclusive umas que ainda consegui digitalizar de discos prestes a desfazer-se.

p.s. também gostei do bailarico

 
At 12:23 da manhã, Blogger Alice Barcellos said...

Lindo post!

 
At 10:56 da manhã, Blogger the girl in the other room said...

escusado será dizer que adorei o retrato (: *

 

Enviar um comentário

<< Home