A [In-]Consciencia das Coisas

Desde a minha infancia que o sol me deprime incrivelmente e com uma facilidade olimpica. Num destes Veroes, por que passei nos ultimos anos da minha vida, revivi uma das inumeras situaçoes de infancia em casa da minha avo. Estava so, sentado a mesa, de braços cruzados a olhar a claridade da luz sobre a toalha da mesa e a divagar sobre a nao-vida dos objectos e aquilo que eles poderiam assistir e observar, caso tivessem uma existencia consciente. Talvez por ela estar morta, eu estivesse, inconscientemente, a projectar uma vida ja extinta, em objectos que me traziam a memoria o seu rosto... Talvez estivessem impregnados com o seu espirito e ela vivesse atraves deles. Mas pareceu-me ouvi-la dizer: “Nao faz mal, nao acreditarem em ti. Tu sabes que e verdade e a avo tambem sabe.” E isto bastava-me.
“Ha tres tipos de forma de vida: a mineral, a vegetal e a animal, constituidas pelos seres vivos, animais e plantas. As restantes formas de existencia dao pelo nome de seres inanimados.” E isto que todos os homens e mulheres em miniatura ouvem nos primeiros quatro anos de escola. Mas, e se por algum acaso um cientista, de um pais distante e desconhecido descobrisse que os objectos tem uma vida propria, desconhecida e dialogam em segredo entre si? Penso de forma frequente neste tema e confesso que me causa algum tipo de inquietaçao que nao consigo bem explicar...
Nao sei explicar bem o porque desta parnafernalia de sensaçoes difusas e confusas, mas o certo e que me trazem sempre ondas de melancolia que me submergem sempre num mar de lembranças perdidas. Uma vez ou outra, la venho a tona quando alguem me puxa pelo colarinho e penso se o que pensei e mesmo verdade, se pensei sobre aquilo que pensei, se as imagens longas que me trespassaram o pensamento era reais ou apenas um delirio da minha mente.

posted by Anónimo @ 11:06 da manhã,

3 Comments:

At 8:57 da tarde, Blogger .j. said...

Ui, havias de ver a minha cama: entro no quarto e ouço-a «vem deitar-te...», acordo e ela diz-me «n?o saias daqui...» ;)

 
At 12:10 da manhã, Blogger O Estranho said...

Curioso que comigo s?o os nós do tecto, n?o se calam! Mas olha lá, ó Brasil, alguma vez ouviste falar em lifestream? Depois pergunta-me acerca disso.

 
At 1:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Se precisares dum físico, que embora o sendo, n?o tem grande nome nem dignidade científica a manter, para ires com essa investigaç?o avante, fala comigo daqui a uns 3 anos. :P

 

Enviar um comentário

<< Home