Portugal - China

"Os habitadores desta terra e região da China são muito grandes mercadores. São homens brancos muito [bem] dispostos. Suas mulheres são de muito formosos corpos. Eles e elas têm olhos pequenos. Os homens têm nas barbas três ou quatro cabelos, não mais, por gentileza. Quanto mais pequenos têm os olhos, quanto mais os hão por gentis homens. Suas mulheres andam muito bem ataviadas; andam vestidas de panos de algodão e seda, e de panos de lã- (...)
O prato em que comem têm-no muito chegado à boca, com a mão esquerda; então, com aquelas tenazes comem muito amiúde; comem depressa.
Fazem muitos manjares de muitas maneiras. Comem todas maneiras de carnes e pescados; assim de todas outras coisas. Comem muito bom pão de trigo. Bebem muitas maneiras de vinho, muitas vezes a cada comer. Também comem carne de cães; hão-na por boa carne.
São homens de muita verdade. Não são bons cavaleiros; são muito grandes mercadores e tratantes em todas as mercadorias."

- O Livro das Coisas do Oriente,
de Duarte Barbosa,
um dos 1º tratados globais sobre o Oriente,
escrito em 1516
-

[fonte: Revista de Cultura, nº31 Abril/Junho 1997]

posted by .j. @ 5:04 da tarde,

2 Comments:

At 2:18 da tarde, Blogger Alexandre said...

e porquê os negritos? :)

 
At 2:50 da manhã, Blogger Unknown said...

para mais sobre cultura chinesa passa na Utopia e ve o livro q ta na montra bem em destaque, axo q o resto da colecção existe la dentro.

a n perder ;)

 

Enviar um comentário

<< Home