foto: ricardo fortunato
De vez em quando chego a casa e olho para o meu piano e sinto-me culpado. Culpado por dois anos e meio de lições não estarem a servir para tirar dali músicas como, por exemplo, as que o Yann Tiersen consegue tirar do dele. Quando ciclicamente lá tento compor alguma coisa o resultado é sempre um sofrível Richard Clayderman meets romântica FM featuring Anjos. E fico sempre a interrogar-me "como raio é que ele consegue?". Ele faz o piano parecer tão... moderno. É um piano, sempre com aquele tom grave e sério dos pianos, mas tem sempre um travo a pop, como esta música que uso para ilustrar o post. É muito definitivamente assobiável. Nem é das mais populares, apesar de fazer parte da banda sonora da "Amélie", mas não é a faixa principal que toda a gente adora trautear. E ainda assim, é genial.
Yann Tiersen, "Comptine D'un autre été: L'après-midi"
posted by Unknown @ 10:25 da tarde,
7 Comments:
- At 2:17 da manhã, said...
-
gosto da tua sinceridade. e da ironia que usas nas entrelinhas.
Beijo saudoso.
Tu não acreditas, mas eu gosto de ti, mesmo que tu não queiras, ehehehhe - At 2:21 da tarde, José Carlos Marques said...
-
Este aqui tinha que comentar. Passo por cá quase todos os dias, e há muito tempo que já não dizia nada. Não é justo :) .
Esta imagem faz-me lembrar a visão que tenho todos os dias quando acordo de manhã. Tenho um boxer, que dorme na varanda, e que fez alguns "amigos" por lá. São pássaros que vem visitá-lo e que aproveitam os restos da comida dele para encher a barriga. Ao mesmo tempo fazem-lhe companhia. Por isso quando acordo, tenho sempre um contra-luz lindíssimo de 4 ou 5 pássaros no meu parapeito.
O texto que escreves-te por seu lado, faz-me lembrar aquilo que sinto quando ouço Alla Pollaca... uma vontade enorme de saber tocar piano. Não conheço ainda o Yann Tiersen. Tenho que procurar coisas sobre ele. - At 4:07 da tarde, said...
-
é realmente da músicas mais bonitas para ouvir num dia de sol ou de chuva... :)
- At 5:54 da tarde, said...
-
depois destes 3 comentários, só tenho a dizer-te que podes ficar com este blogue :) aliás, eu até tenho vergonha de fazer mais algum post :)
.j.
ps.: essa fotografia lembra-me qualquer coisa da rua do Mirante - At 7:47 da tarde, Unknown said...
-
claro que acredito que gostas de mim Suse - aliás até sei que o teu dia-a-dia sem mim por perto não tem metade da piada ahah!
Bom Zé (ou Carlos), encara isto como um sinal: tens de fotografar essa visão :)
Paula, concordo, a música tem essa ambiguidade, porque até num dia de sol podemos encontrar melancolia
E .j. faz-te lembrar um edifíco no mirante onde costumam parar gatos e gaivotas (por acaso não é, mas eu sei a qual te referes porque me lembra também) e eu gosto do papel de convidado no teu blogue e faz favor é escrever qualquer coisa. Ou uma foto, pelo menos uma foto. - At 11:00 da tarde, .....e Capricórnia sou eu!!! said...
-
Ola...
descobri o teu espaço por acaso.....e AMEI!
A tua sinceridade é realmente notável.....mas sabes....se te descontraires....e se "sentires" realmente a musica.....talvez ela te flua de uma maneira diferente.....aliás.....ate o deve acontecer.....se fores tao critico qt eu!
Não sejas tao duro para ctg.....e pede opinião a quem aches q tenha integridade para o fazer....
Quanto á musica....boa escolha sim! - At 8:37 da tarde, Liliana Carvalho Lopes said...
-
Cada vez que ouço esta música e chega ao fim digo: Já acabou? =(
Simplesmente porque é linda! Não percebo nada de pianos, mas esta música é qualquer coisa de especial... É uma daquelas que se estiveres "in the right mood" não cansa se estiver com o repeat on ;)