"A história do camelo que chora"


[ ver o site aqui XXX ]

"JAMES CHRISTOPHER, THE TIMES, 8 DE JULHO 2004
O que é que posso dizer acerca de Fahrenheit 9/11 que já nao saiba?(...) Por outro lado, A HISTÓRIA DO CAMELO QUE CHORA é um desses documentários mágicos que nos fazem pensar em como é que o conseguiram filmar. A história em si é tao magra que mal está presente. O filme foi esculpido do deserto de Gobi e filmado numa pequena colonizaçao na Mongólia do Sul. Um temperamental camelo femea recusa aceitar a sua cria recém nascida, o que inspira uma pequena crise entre a família de camponeses que descansam no seu gado como em almofadas.
A parte comovente do filme é a química entre os velhos e os jovens da família. A Mongólia surge tao cativante como Marte. A beleza solitária e as vastidoes murchas assoladas por tempestades esmagariam a maioria dos mortais, mas a intimidade e cordialidade destes intrépidos pastores desafiam a distância. A sua relaçao com camelos, cabras e ovelhas é positivamente fantástica.

Dá-se um milagre genuíno no filme que explica o seu título e coloca o encantamento de cavalos na segunda divisao. Uma verdadeira e inesperada jóia."

[ Um dos melhores filmes (ou documentário?) que já vi. Fascinante, no verdadeiro sentido da palavra: que fascina, que atrai e encanta do princípio ao fim. É possível ve-lo no Cine- Estudio do Teatro do Campo Alegre, no Porto, as 18h30 e 22h00 ate dia 10 de Novembro de 2004. ]

posted by .j. @ 1:46 da tarde,

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home