agora sim, as mulheres

" Diana comportava-se como se espera que as mulheres se comportem e Camila nao. Diana aparentava um ar fragil, era bonita, quando entrevistada dizia muitas vezes que "sim" com a cabeça... caracteristicas que em muito a distinguiam do ar arrogante de Camila. Sao exactamente essas caracteristicas da defunta princesa de Gales que encontrei referidas como as mais apreciadas pelos directores de recursos humanos na hora de contratarem mulheres. De acordo com um estudo do British Psychological Society, as raparigas que tiverem uma atitude modesta, que evidenciem alguma timidez, tem muito mais possibilidades de serem contratadas do que aquelas que olham os entrevistadores de frente e demonstram confiança nas suas respostas.
Lembrei-me novamente de Diana e Camila ao ler este estudo. E lembrei-me mais uma vez delas ao ser confrontada com a polemica agora instalada no "Diario de Noticias" a proposito dum texto de opiniao da jornalista Fernanda Cancio. Este texto deveria ter sido publicado nas paginas que o director daquele diario definiu como "paginas light", adequadas a esta epoca do ano". Nao deixa de ser curioso que estando os jornais cheios de homens enfadonhos, que escrevem textos ainda mais enfadonhos do que eles, se venha pedir as mulheres que façam de "majorettes", animando os leitores q.b. para enfrentarem as sisudas colunas assinadas pelos doutores senhores. De alguma forma, a cruz das mulheres nos jornais é que, tal como aconteceu com a Virgem Maria, continuam a dizer-lhes: "Bendita sejas tu cheia de graça." Por isso, quando as mulheres mandam a graça as malvas, os homens nao se zangam, amuam. Sentem-se desiludidos por aquelas que eles escolheram nao estarem a altura daquilo que eles sonharam para elas."

- jornalista Helena Matos,
A graça das colunistas,
p.7 do jornal Publico, dia 28 Agosto 2004 -

Fica aqui registado este bocadinho de uma cronica que ate vale a pena ler. Simplesmente, porque eu tambem concordo que no jornalismo ainda nao ha igualdade entre homens e mulheres.
O caso especifico do Dn vem provar que aquele jornal vagueia pela rua da amargura.

posted by .j. @ 6:04 da tarde,

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home