Hibernar.

É claro que a idade traz saudades da idade de toda a gente. Agora que estás ao frio e tao distante, acho-me suficiente para hibernar sobre a imagem do gelo e das chuvas a descerem sobre os teus olhos sempre desconhecidos, porém associados a dizeres imparáveis de coisas que nunca experimentei e de lugares que nunca conheci. A tua voz tem uma proximidade quente e contudo só no que conta faz existir. És o que contas do mesmo modo que os aromas de que se nao conhece corpo porém se sente a existencia. A idade que tens é a idade do que dizes. Deixo uma cançao sem pátria para entreter a solidao. Convoco-te para uma dança e os braços do frio e a voz quente envolvem este meu corpo hibernadamente vazio de coisas de agora, dançando infinitamente sobre a memória que enche os velhos e sempre plenos saloes da alma. Dancemos até a evidencia da luz. Depois se verá.

[ do blogue Maquina Royal ]

1. Eu confesso: Gosto deste texto, muito. Parece uma carta de mim para mim. Nunca escrevi nenhuma, mas podia ter acontecido.

2. Há uns tempos, a Mary John reclamou que eu nao contava nada do que se estava a passar aqui (do lado de fora do monitor) e eu fiquei a pensar nisso. Realmente nao conto nada. Se, por um lado, me falta a tua habilidade e piada, por outro, tambem te digo que ha coisas que as palavras, as minhas palavras, nao abrangem. Prefiro correr o risco de esquecer como foi a primeira viagem de taxi na Finlandia, do que a deixar para sempre presa a palavras pequenas e insuficientes. De resto, alguem me pode dizer se leu o JUP deste mes? :)

3. Hoje conversei com um finlandes em portugues. Ele conversou comigo em finlandes. Eu percebi que ele anda a tentar ler os Lusíadas (mas já leu quase tudo de Saramago e Lobo Antunes). Ele percebeu que eu tenho em casa o Kalevala para ler (mas já conheco alguns contos nórdicos e Rosa Liksom). Apesar de tudo, foi uma conversa agradavel.

posted by .j. @ 1:56 da tarde,

2 Comments:

At 8:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Continuo ? espera desses contos de que me falaste...a minha caixa de correio [e a de e-mail] sentem-se vazias!

Conta-me coisas, faz-me sorrir como só tu sabias fazer [entre o intervalo para o chá no Progresso].

TeresaCorreia :)

 
At 12:35 da tarde, Blogger mary john said...

querida .jay.,
boa maneira de esvaziar a minha esperança. :) mas nao consigo evitar gostar de estorias. e também nao desisto de esperar... afinal esse terceiro ponto ja caminha para la. :)
a propósito, recomendo que espreites o ALMA DE VIAJANTE em http://www.fmgomes.com/.

e essas palavras a que me associas... amabilidade tua, claramente.

 

Enviar um comentário

<< Home